Skip to main content

Nova espera

Depois de 3 anos de Canadá e quase totalmente recuperada do trauma do processo de imigração, iniciamos nesta semana uma nova espera: o processo para cidadania. Os documentos foram mandados nesta segunda-feira e as previsões são de que talvez eu não consiga ver a Copa do Mundo no Brasil com passaporte canadense.

Pois é, o processo é demorado!!!

E parece que o governo canadense está fechando um pouco a porta para novos cidadãos e esta dificultando as coisas. A prova parece não ser mais tão facil quanto era antes e estão sendo mais rigorosos em relação à lingua.

Eu particularmente acho certo: é um absurdo vc ter a cidadania de uma país e não conseguir se comunicar na lingua oficial dele. E infelizmente tem muita gente por aqui nesta situação. De qualquer forma, nós ainda temos quase 2 anos para se preparar, estudar o livrinho Discovery Canada e treinar o inglês.

Mas a grande verdade é que esta nova espera não tem absolutamente nada a ver com aquele espera infinita do processo de imigração. Mandamos nosso envelopão cheio de cópias de documentos e só estamos esperando a notificação de recebimento em Sidney e pronto!

Ainda que não mude nada na nossa vida diária, eu quero muito ser cidadã canadense. Pra mim vai fazer diferença porque eu amo este país!

Aos poucos as coisas foram se encaixando, entrando nos eixos e nós fomos nos adaptando a este novo jeito de levar a vida. As amizades estão se consolidando e eu já consigo ter aquela sensação gostosa de poder dizer "o meu bairro", "a minha rua",  "a minha casa".

Quando viajo e alguem me pergunta de onde somos automaticamente a resposta é : de Toronto!

A cada dia a gente perde um pouquinho aquela cara de imigrante recem chegado que não conhece nada e ninguem e assume o papel do imigrante "experiente" que já sabe onde fica tudo! E esta sensação de pertencer a algum lugar novamente é maravilhosa!