Skip to main content

Um erro, uma lição


Educar vcs não é facil: quando parece que tudo está indo pelo caminho correto, vcs aprontam alguma surpresa pra me mostar que não existe linha reta com crianças.

Fomos na casa da Angelica para nos despedirmos do pai dela. Enquanto eu fiquei na cozinha com ele batendo papo, vcs desceram para o basement para brincar com as crianças. Os meninos ficaram jogando video game e as meninas fazendo bagunça com os brinquedos: normal!!!

Em dado momento a Luisa e a Helena aparecem na cozinha com os olhos brilhando: vcs duas nem piscavam de tão maravilhadas que estavam e a Luisa diz:

- Mamãe, a Hailey tem uma boneca que come e faz cocô de verdade!

Neste momento a Angelica ficou pálida e correu para o basement: vcs três pegaram a boneca que o pai dela comprou para a Ana (irmã dela que mora no Brasil) e abriram a caixa. Pior do que isso: vcs usaram toda a comidinha e as fraldinhas que vieram com a boneca!!!

Vcs não imaginam como eu fiquei chateada com as 3!!!! Naquele momento não me importava de quem tinha sido a idéia, quem pegou a caixa da boneca que estava em cima da mala, quem começou abrir, quem foi a mais culpada: pra mim, as três foram igualmente culpadas e irresponsáveis, mesmo tendo 6, 5 e 3 anos e meio.

Pra ser honesta, eu nem sabia direito o que fazer para corrigir aquele erro: nem sabia ao certo como punir vcs duas (Helena e Luisa) por terem feito uma coisa errada como esta (abrir uma caixa fechada sem pedir autorização) e principalmente na casa dos outros.

Eu até entendo que vcs pensaram que a  boneca era da Hailey, mas deveriam ter pensado tb, que se ainda estava na caixa, talvez não fosse pra ser aberta naquele momento.

Conversei longamente com as três e em casa o sermão continuou pra as duas. Alem do sermão, peguei algumas moedas do cofrinho de cada uma para pagar a comida e as fraldinhas usadas.

Alguns dias depois do episódio, eu fui comprar o presente de aniversario da Luisa. É claro que vc queria a tal boneca e a Helena deu o maior apoio. Mas eu resolvi que neste momento nenhuma das duas merecia tal presente.

Eu quero que este erro seja lembrado por muito tempo para que nao ocorra nunca mais. Mexer nas coisas dos outros sem autorização é falta grave e vcs precisam aprender a pensar antes de agir: as coisas precisam ter consequencias por mais que me doa.

Não comprei a boneca e expliquei o porquê. Foi triste, mas tenho certeza que vai valer a lição.