Skip to main content

Cultura: esta coisa dificil de entender

As coisas culturais são realmente dificeis de se entender e aceitar.

Agora com a história do cachorro eu comecei perguntar para minhas amigas como elas fazem para dar banho nos amigos peludos delas. A grande maioria dá banho na banheira mesmo, como qualquer outro membro da família, tanto as brasileiras como as "estrangeiras".

Pra ser honesta eu ainda fico meio desconfortável em imaginar o cachorro dentro da minha banheira, tomando banho, mas com o tempo pode até ser que eu me acostume com a idéia... assim como me acostumei com a idéia de lavar os tenis na máquina de lavar roupas.

Quando cheguei no Canadá, eu continuei lavando os tenis no tanque, com todas as dificuldades inerentes deste processo. Até os tapetinhos da casa eu lavava à mão. Até que um dia vi algumas amigas comentando sobre colocar o tenis na máquina e depois de alguns questionamentos eu resolvi experimentar e definitivamente aderi totalmente ao método, assim como os tapetes começaram a ser lavados na maquina também.

Agora tem algumas coisas que as pessoas fazem por aqui que não entram na minha cabeça:

- Eu já conheci varias pessoas que dão banho no bebê na pia da cozinha!!! Eu acho horrivel está ideia, tanto para o bebê como para os alimentos que serão posteriormente lavados ali.

- Já ouvi dizerem também que a lava-louça é excelente para lavar tenis! Poxa, desculpe, mas se eu depender disso para me adaptar acho que não vou conseguir nunca.

- E então uma amiga foi almoçar na casa de uma familia ucraniana e eles fizeram perugees (é uma especie de pastel que vc pode cozinhar ou assar. Eu adoro!!!! A moça fez os peruges fresquinhos, mas na hora de fechar os pasteizinhos colava as abinhas com saliva!!! Meu estômago embrulha só de imaginar o que minha amiga passou, afinal, teve que comer e ainda dizer que estava uma delicia!!!

- Não tomar banho todos os dias e não trocar de roupa também me incomoda muito. Eu conheço algumas pessoas que usam a mesma roupa todos os dias da semana e só troca no sábado. E as pessoas falam sobre isso com a maior naturalidade do mundo: "eu tenho que dar banho nela quase todo dia porque ela se suja muito" ou " eu queria ter tomado banho ontem mas o dia foi tão corrido que quando vi já estava tarde: vou ver se consigo tomar hj."

E eu fico pensando nas coisas que eu faço e que eles, "os estrangeiros" devem ficar horrorizados!!!