Skip to main content

Atividades extracurriculares

Este ano letivo está cheio de atividades extracurriculares e eu com 3 crianças na escola, estou me virando como posso para acompanhar tudo.

Desde a primeira semana de aulas em janeiro, o Eduardo está fazendo aulas de skii com a escola uma vez por semana. São 4 aulas ao todo, mas como as temperaturas estão oscilando muito, fica dificil manter a neve sem gelo e eles acabam adiando para a semana seguinte.

Hoje ele foi para uma aula de Swim to survive (é uma espécie de natação para sobrevivência). A maioria das crianças já sabem nadar, mas eles sempre dão dicas de segurança na água e para os que não sabem, eles tentam ensinar coisas básicas como boiar,  por exemplo.

Eu não tenho certeza se é um programa obrigatório, mas eles "incentivaram" bastante os pais a deixarem as crianças participarem das aulas (serão 3 aulas ao todo).  Como nós não pagamos nada por este programa, eles pediram voluntários que pudessem levar as crianças até as piscinas e interessante, perguntaram se algum pai poderia se voluntariar. Infelizmente encontrar pais que possam passar a tarde em uma atividade escolar também é complicado por aqui e os meninos tiveram que se virar sozinhos nos vestiários. E e mais 3 mães fomos voluntárias.

Dia 8 de fevereiro será o 100th dia de aula deste ano letivo (lembra que o ano aqui começa em setembro?). A professora da Luisa programou uma comemoração interessante pedindo que as crianças levem uma coleção de 100 coisas que elas gostam. A paixão da Luisa são pedrinhas coloridas, mas achei que ficaria meio complicado e pesado encontrar e carregar 100 pedrinhas para a escola. Eu dei algumas opções para a Luisa e ela adorou a idéia de levar botões coliridos. Eu já tenho uma boa quantidade e agora preciso comprar mais alguns para montar a coleção dela. Este programa é legal porque ela vai contar os botões, separa-los em cores, formas, tamanhos e vai exercitar varias coisas, mas é claro que eu vou ter que ficar junto, rs.

Em março nós teremos o Multicultural Fanily Night: todo ano fazemos esta festa e cada família leva um prato típico do seu país de origem. Eu estou pensando em levar coxinha e pão de queijo. Para beber, um suco de maracuja ou cajú da maguary, rs. E eu encontrar um maracuja em fruta, talvez eu faça uma mousse para sobremesa.

O Eduardo também vai participar de um French Speaking Competition. Eles precisam montar um texto em francês e vão eleger um representante da escola para competir pelo Board, algo assim. Pelo menos este está sendo feito na escola, rs, mas é claro que sempre sobra algum trabalhinho de pesquisa para os pais. E assim vou aprendendo um pouquinho de francês também.

E as meninas vão ter um passeio nas proximas semanas mas ainda não recebi as cartinhas explicando!!!

O que eu tenho percebido é que a diretora da escola gosta de movimento e esta sempre inventando coisas e convidando alguem para fazer palestras para os alunos e/ou pais, artistas, escritores para conversar com as crianças, varios tipos de campeonatos e esportes que a escola não participava antes e os pais tendo que correr atrás para acompanhar o pique dela!

O triste é aguentar as lamentações:

- Mamãe, o grade 5 faz um monte de coisas e nós, do grade 4, não fazemos quase nada! (Eduardo)

- Mamãe, o Eduardo faz um monte de coisas e eu só fico na classe estudando! (Helena)