Skip to main content

Lareira

Aqui no Canadá é muito comum ter lareira nas casas. Na minha casa por exemplo tem (ou teria) 2. Uma na sala e outra no basement. Entretanto a do basement foi fechada por algum antigo morador e se transformou em uma estante com prateleiras, rs. Já a da sala mantem a estrutura para ser usada com lenha.

Digo isso porque muitas casas têm lareira elétrica e a gás. Tenho que admitir que é bem mais facil gerir estas lareiras modernas, mas por enquanto eu vou ficar queimando lenha, porque simplesmente adoro.

Um dos problemas de queimar a madeira é que de vez em quando eu chego em casa e sinto um cheirinho de queimado no ar; sem contar o trabalho para tirar as cinzas que vão se acumulando. Outro problema que eventualmente acontece é a fumaça invadir a casa. Eu já pesquisei sobre o assunto e vi algumas pessoas dizendo que quando está ventando muito, por algum motivo a fumaça volta.

O fogo também precisa de uma ajudinha de vez em quando: alem de colocar mais madeira, é preciso "reavivar" as chamas eventualmente para não apagar o fogo completamente.

Como vcs estão vendo: é meio trabalhoso e quando acendo a lareira preciso me dedicar a ela para se manter acesa. O Sergio não tem a menor paciência e nem chega perto. O máximo que ele faz é comprar lenha. Mas eu me divirto demais e as crianças tb adoram, principalmente quando eu deixo eles ficarem jogando papelzinho no fogo!!!

Normalmente no outono, andando pela cidade, vc pode ver empresas podando ou cortando árvores e galhos. Muitos deles cortam a madeira em pedaços pequenos e colocam tudo empilhadinho na beirada da calçada: quem passar primeiro, pega.

Eu já vi varias vezes, mas nunca pude parar na hora para pegar e quando voltei para ver, já tinham sido levadas. Uma vez eu vi um casal bem velhinho levando a madeira para o carro. Eles encheram o porta-malas e eu fiquei morrendo de vontade de pedir uns pedaços para mim, rs...

O governo de Ontário está com planos de proibir o uso de lenha nas lareiras. Infelizmente o número de acidentes é grande e até o seguro da casa fica mais caro quando vc declara que acende a lareira com lenha.

Vai ser uma pena se proibirem!