Skip to main content

Nosso seguro

Ter seguro da casa aqui no Canadá* é muito comum, isto porque quando vc faz o seguro do carro (que é obrigatório) as seguradoras sempre oferecem o da casa junto e pasmem: ficam mais barato os dois do que só o do carro.

Todo ano, na época de renovar o seguro a gente começa fazer as pesquisas nas diferentes empresas seguradoras, mas nos últimos 2 anos o TD foi quem apresentou os melhores preços.

Quando minha casa pegou fogo, a última coisa que passou pela minha cabeça foi chamar a companhia de seguro: eu pensei nos bombeiros, em empresa de limpeza, pensei na minha mãe... mas seguro!!!!????

Por sorte, minha vizinha pensou em tudo e assim que a fumaça se dissipou, ela fotografou tudo: cada cantinho da minha cozinha. No dia seguinte o Sergio ligou para o TD e marcamos um horário com um representante deles.

Este rapaz do TD veio junto com um contractor (dono de uma empresa de limpeza e reforma). O contractor nos ofereceu um serviço de limpeza da casa que seria coberto pelo seguro, mas eu poderia não aceita-lo e procurar um outro contractor qualquer. O problema é que o TD teria que aprovar os preços e o trabalho do meu contractor e eu achei mais facil pegar aquele mesmo.

O rapaz do TD fotografou tudo novamente e o contractor... fotografou tudo de novo. No dia seguinte veio a empresa de limpeza, com 3 funcionários que limparam minha casa do chão ao teto: todos os armários, todas as gavetas, todos os móveis, paredes... tudo. e fotografaram cada etapa do processo, rs.

Na cozinha eles descartaram todos os alimentos que estavam abertos: arroz, feijao, açucar, cereal, paes, frutas, tudo tudo tudo e também jogaram fora os eletrodomésticos pequenos como torradeira, panela de arroz, cortador de legumes, liquidificador... e fotografaram tudo.

Levaram 3 dias para limpar tudo em toda a casa. Depois veio uma outra empresa limpar os ductos de ar da casa inteira.

Quando acabou a parte da limpeza, o seguro nos mandou um orçamento feito pela empresa de limpeza para pintar as paredes danificadas (cozinha, jantar, sala, corredores) e consertar as portas do meu armário. Eles nos deram duas opções: o contractor faria tudo e eu nao precisaria me preocupar com nada ou eles me dariam o valor que o contractor ia cobrar em dinheiro. Resolvemos pegar o dinheiro porque com o valor orçado deu pra pintar, reformar as portas e ainda vai sobrar algum dinheiro.

Também mandamos uma lista com todos os itens que foram jogados fora (o pessoal da limpeza listou tudo que foi descartado e nós calculamos o valor de cada item) e o valor total.

Foi preciso dar uma cobradinha básica via e-mail, mas o importante é que tudo foi reembolsado: o fogão e microondas, os reparos da casa e tudo o que foi descartado. Agora estamos apenas esperando a renovação do seguro para saber em quantos meses eles vão querer este dinheiro de volta, rs porque que eles vão cobrar de alguma forma, nós já sabemos.

* eu imagino que seja igual no Canadá inteiro, mas pelo menos em Ontario funciona assim.