Skip to main content

Papanicolau a cada 3 anos em Ontario

O Ministério da Saúde de Ontário decidiu que o OHIP (cartão de saúde da província) vai cobrir 1 exame de papanicolau a cada 3 anos. Para nós brasileiras, é uma coisa bem assustadora a princípio porque culturalmente o Brasil é o país dos exames. Ir ao médico e sair sem um papelzinho de solicitação de exame causa um certo desconforto na maioria de nós.

Assim que li a notícia eu me assustei e fui procurar mais informações. Mas agora acho que está certo sim. Para um grande número de mulheres, fazer o pap test todo ano é desnecessário porque o risco é mínimo e aquelas mulheres que realmente têm risco de desenvolver este tipo de cancer, podem fazer o teste anualmente.

Pesquisando um pouco eu encontrei que:

- O Ministério da Saúde de Ontario indica que o pap test seja feito em mulheres com idade entre 21-70 anos, a cada 3 anos.
 
Em Alberta o pap test deve ser feito em mulheres sexualmente ativas com idades entre 21-69 anos. Ele deve ser feito anualmente por 3 anos e se todos os resultados forem negativos, eles passam a ser feitos a cada 5 anos.
 
-  Saskatchewan, segue o mesmo protocolo de Alberta.
 
- Em Quebec, o teste é recomendado a cada 2 ou 3 anos.
 
- França, Italia, Dinamarca, Noruega - a cada 3 anos.
 
- Finlandia e Holanda a cada 5 anos.
 
- Suiça e Reino Unido em cada 3 a 5 anos dependendo da faixa etária.
 
- National Cancer Institute (Agencia do governo americano) recomenda que as mulheres a partir dos 21 anos façam o pap test a cada 3 anos.

O que eu concluí, foi que o governo de Ontário foi um dos últimos a começar o screening a cada 3 anos (sempre atrasado!!!) e que não preciso me preocupar com isso.

Se você tem dúvidas quanto ao risco que corre, ninguem melhor do que o seu médico para te orientar. Se esta mudança significar economia de dinheiro público sem prejudicar a nossa saúde, porque lutar contra?