Skip to main content

Enfim canadenses

Enfim, canadenses!!!!

Este foi o ultimo grande passo de toda esta trajetoria que começou junto com este blog, em 2006.

A cerimônia foi linda e emocionante!!! Primeiro fizemos uma discussão em pequenos grupos sobre a nossa história no Canada, as expectativas e o que tem acontecido na nossa vida. No nosso grupo tinha também um rapaz do Congo, um da Nigéria e um do Paquistão. As crianças ficaram na Biblioteca da escola lendo e desenhando.

Depois fomos para a cerimônia. Tinham duas "deputadas", um guarda da polícia montada (que vai sempre para São Paulo e percebeu que éramos brasileiros) e mais algumas pessoas, alem do juiz. O juiz foi muitíssimo simpatico e eu chorei o tempo todo.

 Após o juramento em ingles e em francês, os alunos do grade 5 da escolar tocaram You are beautiful com violinos e violoncello. E no final, tocaram Oh Canada. O professor de música estava muito emocionado e disse que nunca tinha tocado o hino canadense em um evento tão importante (nós dois choramos, rs).

No final teve bolo e frutas e somos oficialmmente canadenses!
 
Pra mim, esta conquista é especialmente importante porque eu amo o Canada. É claro que este país tem vários problemas, é claro que temos muitas dificuldades aqui e é natural que a gente acabe valorizando o lado ruim e esquecendo um pouco das coisas boas. Mas eu sinto que renasci quando cheguei aqui no dia 18 de março de 2009.
 
O Canada mudou a minha vida dramaticamente! Foi maravilhoso ter tido a oportunidade de adotar um país para chamar de meu e sentir que eu tb faço parte disso tudo aqui. Criar os meus filhos como canadenses, assimilando esta nova cultura, esses novos princípios, esta nova lingua e sua lógica e ao mesmo tempo trazendo um pouquinho de nós para divider com este país. Tentando manter as coisas boas que cultura brasileira nos proporcionou.

A cada dia, eu me sinto mais próxima da cultura canadense, aprendendo a pensar como eles e me indignando com os absurdos que eu achava quase normais no passado. Eu renasci e no dia 10 de maior de 2013 eu fui registrada e sinto muito orgulho do meu país.

PS: palavras do juiz (tradução livre, rs) - "Nós temos aqui 40 flores de 23 jardins diferentes. Estamos muito felizes de recebe-los aqui para engrandecer o nosso jardim. Sejam bem vindos!"