Skip to main content

Enchente em Toronto

O maior problema que tivemos em Toronto no dia da enchente de algumas semanas atrás foi a água entrando nos basements. Nas semanas após a enchente tinha muitas coisas em frente às casas para serem jogadas no lixo: carpetes, pisos de madeira, sofás, camas, armarios, colchoes, brinquedos, roupas...

Eu olhava aquele monte de coisas e ficava me perguntando porque as pessoas estavam descartando tudo aquilo. Eu entendo que na casa da vizinha, onde a água chegou a 5 pés, o carpete e o sofá foram muito danificados. Mas estava difícil de entender porque as pessoas jogavam tantos brinquedos, por exemplo.

Quando fui na casa de uma amiguinha da Luisa, entregar o convite de aniversário dela, a mãe me contou como foi a enchente naquela rua. A água nao entrava por cima como eu imaginava: a água vinha dos ralos! Era o "esgoto" voltando! Agora imagine o seu basement com 5 pés de água do esgoto!

A mãe dessa meninas disse que jogou caixas e mais caixas de brinquedos, alem de todo o carpete do basement, colchoes, moveis... um prejuizo enorme. É bem verdade que quase todo mundo tem seguro da casa aqui, mas tem coisas que não dá pra comprar de novo, não tem como recuperar!

A enchente foi no dia 8 e no próximo final de semana nós fomos acampar: o Sergio ficou 15 dias sem vir para cá e quando chegou na sexta feira passada, ele sentiu o tamanho do estrago. Só olhando de perto as montanhas de coisas que estavam sendo jogadas no lixo dá pra entender o que foi aquela enchente!

Eu preciso agradecer todo dia pela sorte de morar do outro lado da rua, porque os meus vizinhos da frente sofreram muito e devem ficar bem preocupados quando a previsão do tempo diz que vai chover de novo!