Skip to main content

Organização dos brinquedos

Apesar da minha casa estar sempre meio desorganizadas, com brinquedos espalhados para todo lado e ninguém ouvindo meus apelos para colocar tudo no lugar, eu me incomodo muito com bagunça. Por outro lado, acho injusto manter os brinquedos escondidos em caixas em cima dos armários para manter a casa arrumada.

Uma coisa que já reparei na casa dos meus amigos é que os brinquedos normalmente ficam no basement ou no quarto das crianças e assim, a sala de estar está sempre arrumadinha. Mas eu não abro mão de ter os livros das crianças nas estantes da sala e eu bem sei que meus filhos gostam de estar perto de mim. Se eu colocar tudo no basement, eles vão ficar colados na televisão o dia inteiro porque eu passo a maior parte do dia na cozinha e eles perto de mim na sala.

Eu tb já pensei em colocar a televisão no basement, mas gosto de controlar o que eles assistem, então a sala de estar é o lugar perfeito para uma televisão.

O fato é que já tentei de tudo para manter a casa arrumadinha, mas é quase impossível já que não quero mudar certas coisas no meu método de educar as crianças. Complicado!

Se a sala está eternamente comprometida com controles de video game espalhados, caixinhas de DVD vazias e livros caídos para todo lado, pelo menos o basement estou começando a manter organizado. Contrariando minha crença de que as crianças tem que ter liberdade dentro de casa, eu resolvi criar um quartinho de brinquedos e tranca-lo.  As crianças podem ir no basement a hora que quiserem e brincar com o que quiserem, mas têm que me avisar com o que vao brincar.

Eu abro o quartinho, pego o que eles querem e no final da brincadeira quero tudo dentro da caixa novamente, como estava no início. Querem mudar de brincadeira? Claro que pode!!! Enquanto eu pego a nova caixa de brinquedo, eles juntam os brinquedos com os quais estavam brincando e pronto. Ainda que aconteça algum acidente e eles não juntem os brinquedos no final da brincadeira, o meu trabalho não vai ser tão grande para organizar e separar tudo o que eles espalharam.

Então hj, as meninas foram com uma amiguinha para o basement e eu fiquei com preguiça de ir até lá pegar o que elas queriam. E a magica aconteceu: elas inventaram uma nova brincadeira e estao se divertindo muito com alguns poucos brinquedos que eu deixo no basement disponivel para brincar.

O que eu percebo é que as crianças não conseguem se organizar quando têm muitas opções à disposição. Sem perceber eles vão pegando todos os brinquedos disponíveis, deixando para trás o que já pegaram anteriormente e no final, espalharam tudo e nao usaram,  de verdade, nada.

Com esse quartinho fechado eu queria manter meu basement minimamente transitável a qualquer momento, mas tenho a impressão de que vou conseguir algo muito melhor que isso: ajudar as crianças a explorarem cada brinquedo com o que eles têm para oferecer. Acho que vai ser muito produtivo para eles.