Skip to main content

Pelos, pelos, pelos

IMG_2212Quando há pouco mais de um ano, nós decidimos ter um cachorro, eu imaginava o trabalho que eu estava trazendo para casa e tb sabia que eu seria a responsável por dar conta desse trabalho praticamente sozinha. Mas acho que a minha imaginação nao estava assim tão fértil na época: o trabalho é muito maior do que eu poderia sonhar.

O Blue é uma graça de cachorro: super dócil, extremamente carinhoso e com uma paciência de dar inveja. As crianças já acordam de manhã grudadas nele, abraçando, beijando, rolando pelo chão. E quando ele está dormindo ou tirando um cochilinho, parece que atrai ainda mais a atenção: sempre aparece um chato para despertá-lo.

Eu tento manter uma rotina mais ou menos constante para ele, como hora de acordar, comer, ir fazer um xixizinho lá fora. Ele já esta acostumado a fazer xixi assim que acorda, depois entramos, eu dou comida e o levo para fazer cocô. Quando as crianças estão na escola, ele sabe que vai passear assim que eu voltar da escola e já fica me esperando com a coleira na boca. Agora nas férias nossos horários estao um pouco diferentes, mas ele sabe que vai sempre ter um momento para passeio e/ou brincadeira no jardim. e bricnar no jardim significa ter alguem lá fora com ele para brincar. Se ele se sente sozinho, ele tenta chamar a minha atençao comendo as minhas flores, mastigando os brinquedos das crianças ou correndo  com as lanterninhas de jardim na boca: ele sabe que em poucos minutos alguem vai aparecer para correr atrás dele.

Tudo isso dá trabalho, mas é divertido e eu já me acostumei com essa rotininha. se eu me esqueço de leva-lo para o "banheiro" ele dá um jeito de me avisar e os acidentes são raros.

O meu grande problema no momento está sendo os pelos. Ele está trocando a pelagem. É a primeira vez que acontece desde que ele veio para nossa casa e eu já estou de cabelo em pé 9e cheio de pelos dele). Eu tenho passado aspirador de pó na casa pelo menos 2 duas vezes por dia: uma de manhã e outra no final da tarde. E de vez em quando me pego dando uma varrida no chão ou catando tufos de pelo que encontro em alguns cantinhos. Se antes eu o escovava 1 vez por semana, agora estou tendo que fazer praticamente todo dia. e a quantidade de pelos é inacreditável!

Como ele fica entre a sala de estar e a cozinha o dia inteiro, eu estou muito mais atenta a limpar os moveis também. na cozinha principalmente, eu passo pano o tempo todo na mesa e nos balções e fogão. fico sempre olhando bem para a comida para não deixar "cabelos voadores" entrarem nas panelas ou pousarem nos pratos e tb limpo com mais frequencia os armários, gavetas, geladeira...

No final, alem do trabalho de cuidar do cachorro, colocar água fresca o dia inteiro, dar comida nos horarios, levar para fazer xixi/cocô lá fora, andar com ele ou ficar brincando no fundo do quintal (porque ele não gosta de ficar sozinho), ainda estou tendo muito mais trabalho com a casa.

E é claro que esta fase de troca de pelos tinha que coincidir com este momento mágico em que as crianças estao de férias e passamos 24 horas por dia juntinhos/grudadinhos quase se matando!