Skip to main content

Lunch time!

A coisa mais chata da escola, sem a menor sombra de dúvidas é o almoço! Eu fico de saco cheio de pensar em alternativas nutritivas e que as crianças gostem para levar na escola.

Quando faço alguma coisa que fica mais gostosa quentinha, eu levo na hora do almoço para agradar todo mundo. Quando é alguma coisa especial, eu trago todo mundo para casa e depois levo de volta... e sabe de uma coisa????

Por mais que eu me preocupe, por mais que escolha os pratos respeitando as vontades de cada um, por mais trabalho que eu tenha ou boa vontade, a regra para faze-los comer bem na hora do almoço ainda é um segredo que eu desconheço. Aquele prato delicioso que eles comem sempre e adoram, muitas vezes volta intacto da escola. Coisas que os fazem franzir a testa, as vezes são comidas sem deixar nenhum restinho.

O fato é que o que eles comem, o que eles gostam e o que eles precisam nem sempre caminham juntos. Eu me estresso, eles se sentem culpados quando eu reclamo que as lancheiras voltaram cheias e a frustração é generalizada.

O que estou fazendo agora é não me estressar muito. Coloco o que acho que eles devem comer e não fico perguntando muito quem comeu o que. Mando algumas opções e dou liberdade para que eles escolham. Aos poucos, eles estão começando experimentar coisas diferentes e muitas vezes, gostam do que encontram. E se não gostarem de nada, que comam em casa, as 3 da tarde.

O que não dá é eu ficar me martirizando toda manhã, tentando fazer todos os gostos e agradar todos os enjoamentos e no final do dia, ver o meu cuidado indo para o lixo sem ter sido tocado. O almoço deles, é o meu almoço!!! Espero que eles gostem, ou passem a gostar, quem sabe!

Amanhã tem sanduba de atum!!! Já estou com água na boca!!!