Skip to main content

Iugoslávia

Aqui no meu bairro tem muita gente do leste europeu. Na verdade, eu brinco que nós moramos em algum lugar entre a Polonia, a Ucrania, a Russia e a antiga Iugoslávia.

O interessante é que todos os meus conhecidos que vieram da Iugoslavia, não costumam dizer que são Iugoslavos: eles são servios, croatas, bosnios, eslovenos, macedonios... O primeiro Iugoslavo que eu encontrei foi o atual guardinha da escola das crianças. Ele fica no farol de pedestres ajudando as crianças atravessarem a rua.

Ele me falou que veio da Iugoslávia e que nasceu na região da Bosnia, mas que não era muçulmano. Pelo pouco que conversamos, ele gostava muito do Tito, presidente que unificou o país  e o transformou em uma grande nação comunista. Ele estava me contando que na época do comunismo não haviam pobres da Iugoslávia, todo mundo tinha emprego e condições de vida. Mas com a queda do comunismo e a separação do país em varios pequenos países, a situação se degradou a ponto de hoje serem todos de certa forma pobres.

Eu conheço pouco a história da antiga Iugoslávia, mas cada imigrante da região tem uma versão para a guerra dos anos 90 e uma história pra contar. Eu procuro não ter preconceitos e de uma maneira geral gosto de todos eles.

Comparando-os com outros povos que conhecemos aqui, os "iugoslavos" têm um nivel cultural muito bom e conhecem muitas coisas sobre o Brasil.

O guardinha da escola me perguntou como podem haver tantos países que falam a lingua espanhola e somente um país falando portugues.

- Por que Portugal ficou com apenas um país?

Pensa que aqui a gente só aprende?? Que nada, antes de sair de casa temos que dar uma estudadinha na história do Brasil também!

- Tudo começou em 1494 com o Tratado de Tordesilhas...