Skip to main content

Organizando os trabalhos escolares

E quem não tem problemas com todos aqueles desenhos lindos que nossos filhos fazem na escola? Eu tenho e muito!! Eu adoro guardar lembranças e histórias e vou fazendo caixinhas, pastinhas, gavetinhas e quando vejo, não tenho mais espaço para tanta recordação!

Ha uns dois anos atras eu comprei 3 caixas enormes para guardar os desenhos que as crianças fazem na escola. Eu guardava praticamente tudo e, agora, dois anos se passaram e as caixas estavam praticamente cheias. Bem, a do Eduardo estava lotada e as das meninas caminhando a passos largos para isso.

Sem contar que as 3 caixas sozinhas ocupavam uma prateleira inteira de um dos meus armários da lavanderia! De repente eu percebi que aquela papelada toda não fazia sentido. As crianças, que teoricamente eram os maiores interessados, nem chegavam perto das caixas porque sao tantas coisas, que um descuido poderia misturar tudo e não saberíamos mais o que foi feito no pre primario ou na terceira serie.

Eu adoro ter estas coisas à mão, á disposição deles para olharem, reverem, contarem histórias... de que adianta ter tanta coisa em caixas que não podem ser mexidas? E as histórias dos desenhos se não forem recontadas sempre vão sendo esquecidas! O legal é manter viva a lembrança, senao tudo vira um monte de papel com desenho infantil.

Entao me inspirei em alguns sites sobre organização da casa e resolvi facilitar o acesso a este material! Para substituir as caixas, comprei ficharios. Em cada um cabem cerca de 400 folhas e eu estipulei um máximo (com folga) de 50 folhas para cada serie escolar. Como as series mais baixas têm mais desenhos e atividades desse tipo, eu deixei passar bem das 50 folhas e sei que na setima e oitava a papelada vai ser bem menor. Coloquei separadores entre cada série e fui selecionando o que eu achava que deveria ser guardado e o que poderia ir para o lixo sem grandes perdas de recordaçoes, rs. Tarefa dificil que me tirou muitas lágrimas e tempo!

Já deixei espaço nos fichários para as próximas series até o grade 8, quando termina o "ensino fundamental canadense".  E a ordem é já ir fazendo a seleção durante o ano letivo. Eles já têm uma gaveta onde colocam os desenhos e atividades que vêm da escola. Nesta mesma gaveta eles colocam tudo o que fazem aqui em casa tambem. Agora minha tarefa vai ser dar um "cata" nesta gaveta de quando em quando, furar as folhas e colocar no fichario. O que não dá pra ser furado, vai ser colocado em saquinhos 3 furos e vai pro fichario também! O importante é manter as lembranças sem acabar com todo o espaço dos armarios da casa.IMG_4257IMG_4255IMG_4256

IMG_4173IMG_4251

IMG_4174

IMG_4172 IMG_4171 IMG_4178

  IMG_4176