Skip to main content

Francophonia

Hoje a escola das crianças teve uma comemoraçao da Francophonia. Todos os alunos fizeram apresentaçãoes em francês com tradução para o Ingles, é claro! E o evento foi aberto aos pais que quisessem assistir!


Foi interessante ver algumas coisas, ouvir as crianças falando francês, mas principalmente ver o interesse da professora em ensinar a lingua para as crianças.


Apesar de ser um país bilingue, a grande maioria das pessoas nas províncias inglesas não falam frances. Só existe uma provincia que pode ser chamada bilingue (será???) que é New Brunswick onde a grande maioria da população fala ingles, mas que tem 33% dos habitantes que falam frances. O problema é que quem fala uma lingua, normalmente não fala a outra rs.


Eu acho triste, porque seria legal se as pessoas falassem as duas linguas e seria mais legal ainda se todas as escolas efetivamente ensinassem o frances em Ontario. Existem as escolas de imersao em frances, onde metade das aulas sao ministradas em ingles e metade em frances, mas na maioria das escolas o frances é bem básico.


Até 2012 nós tinhamos um professora de frances, na escola das crianças que não me parecia lá muito interessada no que fazia. Ela era um amor as crianças a adoravam, mas ensinar que é bom... nada.


No inicio do ano letivo de 2012-2013, uma nova professora veio para a escola e as coisas mudaram muito. Eu sinto que esta nova professora ama a lingua francesa e tem interesse em ensinar as crianças. E eu que me animo com qualquer coisa, faço o possivel para ajuda-la ao máximo.


Ela tem emprestado alguns livrinhos para a Helena trazer para casa e nós lemos juntas. Eu tento na medida do possivel ajuda-los na leitura. De uma maneira geral eu consigo entender as historias, mas a pronuncia... fica um pouco a desejar.


Apesar de ter estudado frances por 2 anos há quase 20 anos atras, eu ainda me lembro de algumas coisas e consigo dar uma ajuda pra criançada. E sempre que possivel, nós assistimos filmes ou desenho em frances, para desenvolver o listening!


O negocio é não perder as oportunidades!!! E com 3 esponjas que eu tenho aqui absorvendo tudo, dá até animo de voltar a estudar!!!