Skip to main content

Aprendendo português com as princesas

Há mais ou menos 4 anos atrás, eu estava brigando com as crianças para mante-los falando português. Eu até comentei sobre minha luta aqui e recebi várias dicas interessantes que muito me ajudaram!


Hoje, depois de muita luta, eu posso dizer que tudo valeu a pena e que as crianças são fluentes em português! Eles cometem alguns erros, fazem algumas traduções literais que ficam esquisitíssimas, misturam um pouco algumas palavras, mas no frigir dos ovos, conseguem conversar com qualquer pessoa em português, assistem qualquer programa, entendem músicas e para minha alegria infinita, tanto o Eduardo (10 anos) como a Helena (8 anos) estão conseguindo ler!


Tudo bem que ler em português não é lá muito difícil para quem fala. Com um pouco de atenção e boa vontade, dá pra adivinhar o que está escrito. Mas nem por isso o meu orgulho diminui porque os dois estão se esforçando para fazer isso e interessandos em aprender.


Bem, mas o que foi mesmo que eu fiz???


Primeiramente, mantive o português como lingua oficial de casa. Aqui nós só falamos em português a maior parte do tempo e muitas vezes, quando estamos na rua, nós conversamos em português também.


Como as meninas adoravam as princesas, eu baixei da internet todos os filmes das princesas em portugues. E para que o Eduardo não ficasse por fora, muitos outros filmes do interesse dele. Antes de dormir, eu também lia alguns livros em português. Tudo bem que eu tinha poucos e ficaram meio repetitivos, mas eu insisti por um tempo, rs. Também contava histórias em portugues, musiquinhas e ouviamos muitos Cd's brasileiros.


Este contato constante com a lingua foi muito importante para consolida-la na cabecinha deles e hj eles se sentem confortáveis com as duas. O inglês ainda é a lingua preferida: é mais facil para eles se expressarem e muitas vezes eu tenho que traduzir para eles entenderem algumas coisas que eu falo, rs... mas ele está lá: o português foi gravado naquelas cabecinhas e acho difícil eles perderam.


E o melhor: eles adoram falar a nossa lingua mãe: adoram aprender novas palavras, novas expressões, um código secreto quase só nosso mas que abre portas para outros códigos secretos como o espanhol e o francês!


Meu conselho pra todos os pais: não tirem dos seus filhos a oportunidade do bilinguismo! A riqueza do conhecimento ninguem vai poder tirar deles nunca!