Skip to main content

Helena, a menina que adora escrever!

Desde muito pequena a Helena sempre foi apaixonada por papel e caneta!!! Adorava desenhar, rabiscar e quando aprendeu a escrever o proprio nome, era um terror na casa. Todo cantinho tinha seu nome grafado com sua letrinha tortinha.

Até que um dia ela entendeu que escrever o proprio nome era assinar a travessura e começou escrever Luisa nas paredes e nos cantinhos! A Luisa, coitadinha, mal sabia segurar a caneta e já "assinava" travessuras na casa inteira!

Eu só consegui resolver mesmo o problema quando dei a ela o seu primeiro caderno. Em poucos dias ela escreveu em todas as folhas mas as paredes e os moveis se livraram dela. Sempre que vamos à dollarstore ou ao Walmart, ela me pede um caderno e usa cada página! Adora fazer desenhos e escrever historias, adora brincar de escolinha, adora escrever na lousa e escrever na porta de vidro, com caneta feita pra isso.

No ano passado, eu criei para ela um blog e o teclado passou a ser outra ferramenta que ela usa para a escrita.  A princípio eu fiquei na dúvida se deveria corrigir ou não o que ela escreve, as vezes eu dou uns toques, coloco uns pontos e umas virgulas para melhorar a compreenção dos textos, mas ao mesmo tempo, eu acho meio sacanagem fazer isso. Eu quero que os textos tenham a cara dela, tenham o toque dela e quero que ela desenvolva o próprio estilo.

Ela adora entrar no proprio site e contar as coisas que tem acontecido em sua vidinha. E eu adoro ler as histórias vistas pelo seu olhar!

A semana passada ela começou escrever um chapter book (livro em capitulos). O primeiro capítulo ja esta pronto e ela ja vai começar escrever o segundo!!!

E esta semana ela cismou que quer um livro de receitas. Já compramos um caderno de capa dura e ela já está selecionando as receitinhas. Em breve vamos começar testar as receitas que ela escolher para colocar no caderninho dela. Eu expliquei que primeiro temos que testar uma vez para ver se fica bom, depois escrevemos no caderno.

Hoje ela viu uma receita de bolo e ficou assustada:

- Mamãe, para fazer este bolo precisamos de 3 ovos!!!!

E é assim que a Helena faz um monte de lição de casa pensando que está brincando!