Skip to main content

O falso corcunda de Notre Dame

Eu estou sempre procurando coisas para ler: sempre pegando livros nas bibliotecas e pesquisando sobre literatura. E alem de procurar coisas para mim mesma, estou sempre tentando achar  coisas diferentes e interessantes para as crianças.

Em uma dessas procuras eu me encontrei com o Victor Hugo e o seu Corcunda de Notre Dame! Comecei ler o livro mas a leitura não estava rendendo como eu queria. A leitura se arrastava e eu não conseguia sair da descrição da catedral. Então tive a idéia maravilhosa de procurar uma versão do livro para crianças! Alem de conseguir ler a história sem todas as descrições, as crianças tambem poderiam ler o livro que é um clássico da literatura mundial!

Quando fiz um pesquisa na biblioteca, descobri que haviam varias versoes para crianças e eu reservei varias delas para ver qual seria mais legal para as crianças lerem. E foi nesta brincadeira que eu descobri que os autores re-escrevem o livro mas mudam a historia!!!

Eu li uma versão em que a mocinha se casa com o soldado e o corcunda morre! Em um outro a mocinha morre e o corcunda não. Enfim, eu li três livrinhos e cada um deles contava a historia de um jeito! Fiquei muito decepcionada e acabei indo procurar um resumão da história para saber qual a historia verdadeira e qual livro se aproximava mais dela!

A melhor versão da historia que encontrei foi "The hunchback of Notre Dame / retold by Jimmy Symonds ; illustrated by Tony Smith." A capa é a figura ai de cima!! Ele recontou a história com bastante fidelidade e ainda acrescentou varias "curiosidades" sobre Paris, Notre Dame e a época em que se passa a história.

O Eduardo já leu e agora a Helena esta lendo o livro. Eu recomendo porque a história é linda, cheia de indas e vindas e um final... bem, não vou fazer esta sacanagem com quem ainda não conhece a história!

De minha parte... fiquei muito curiosa para ler o livro original do Victor Hugo! Vou me esforçar bastante para conseguir resistir à extensa descrição da linda Catedral de Notre Dame!