Skip to main content

Matemática não serve só pra fazer continha...

... matemática faz muito mais que isso!

Adicionar legenda

A provincia de Ontario (e de uma maneira geral o mundo ocidental) está tendo um problema terrível com o ensino de matemática nas escolas. Este ano, foi um desastre aqui na provincia e vendo as aulas de matemática dos meus filhos, eu consigo entender bem o porquê:

Na escola das minhas crianças o JK/SK passaram para período integral este ano, então o número de crianças que ficam na escola para almoçar aumentou mais ou menos em 15%.

Eu fui voluntária no Pizza lunch e vi uma mesa com apenas 5 alunos onde cabem uns 20 e 6 alunos do grade 6 comendo sentados em um banco, mas não podiam ir para a mesa.

Hoje, um mes depois, o Eduardo estava me contando que está dificil a hora do almoço porque ainda não conseguiram resolver o problema das mesas. Algumas mesas ficam lotadas, outras ficam vazias, alguns grades são separados, outros ficam espremidos juntos e eles não encontram uma solução.

Foi a deixa pra eu falar: "vc viu porque é importante a matemática?"

Não basta pegar o numero de alunos e dividir com a calculadora pelo numero de lugares. Vc tem que desenvolver raciocínio logico para decidir quem vai ficar onde e qual a melhor disposição das mesas para acomodar todas as crianças.

Hoje nós vamos tentar fazer um exercício para treinar esse tipo de raciocínio e quem sabe a gente não encontra uma solução para este problema complicado que é dividir 200 crianças em x mesas!