Skip to main content

VARIEDADE

Eu sou Bioquímica e apesar de não trabalhar há 11 anos, desde que o Eduardo nasceu, eu continuo sendo bioquímica. Talvez eu não me lembre mais de todas as enzimas do Ciclo de Krebs ou todas as vias metabólicas do nosso corpo, mas eu sei bem como a coisa funciona.

E sei também que existe muita desinformação quando se fala em saúde, especialmente quando se fala em alimentação.

Meu amigo Wagner, fez a faculdade de Bioquímica junto comigo e hoje é professor de bioquímica em uma das melhores faculdades de medicina do Brasil. Ele não só lembra das vias metabólicas como se aprofundou no conhecimento delas em anos de estudo e, acho que todos deveriam ler este texto que ele publicou em seu FB hoje de manha!

Eu tenho certeza que vcs terão uma alimentação muito mais saudável se seguirem os conselhos dele!


"Diariamente escuto reclamações de que os cientistas mudam de opinião o tempo todo sobre os benefícios e malefícios dos alimentos e tenho que concordar, mudamos sim porque tudo é controverso dependendo da forma como se olha. Eu especificamente desenvolvo projetos nesta área e o que posso afirmar pra vocês é que qualquer dieta baseada em poucos elementos ou em repetições constantes, é ruim.

VARIEDADE é a chave!!!

Chá verde tem alguns possíveis benefícios, mas se você tomar 1 litro por dia todo dia, vai fazer mal.

Ácidos graxos ômega 3 apresentam alguns possíveis benefícios, mas se você suplementar todo dia ou comer muito das fontes, vai fazer mal.

Se você comer 6 ovos todos os dias, porque seu instrutor da academia mandou, vai fazer mal.

Acerola é rica em vitamina C, mas se você tomar suco de acerola todos os dias, vai fazer mal.

Se você se encher de "detox" e "antioxidantes" todo dia, seu sistema imune vai chorar. (A propósito, não há benefício nenhum no uso de antioxidantes e detox, da maneira que vocês estão usando, ok?!)

COM EXCEÇÃO DE ÁGUA, qualquer coisa que você encasquetar que faz bem e ingerir MUITO de uma vez ou TODO DIA, vai fazer mal. TUDO!!!

Como a gente muda mesmo de ideia e vai continuar mudando, conforme estudamos mais, a única certeza de saudável que você pode ter é que a VARIEDADE sempre ganha. Supre de tudo e não gera excesso de nada.

Variedade de tudo. Não exclua grupos como carnes ou grãos, ou laticíneos, ou ovos, ou qualquer coisa.

Acreditem! Da mesma forma que a mídia marketeira aponta aspectos negativos de cada grupo alimentar, podemos apontar coisas positivas e que são insubstituíveis para cada um. Quem exclui algo sempre sai perdendo!!! Pode perder muito ou pouco, pode perceber logo ou não, mas perde.
Em vez de excluir, varie!!!

Wagner: um bioquímico que fica triste de ver os modismos sem lógica, com as exclusões difíceis e caras que não constribuem para nada."