Skip to main content

Acabou a luz; os semáforos não estão funcionando... cadê a policia???

Será que ela vem???

Bem, aqui no Canadá, na maioria das vezes não!!! Por incrível que pareça, o trânsito vai se organizar sozinho!!!

Se os semáforos estão desligados ou vermelhos para todos os lados, as pessoas automaticamente começam seguir a ordem de chegada para passar. É claro que sempre tem os apressadinhos que passam na frente de todo mundo, mas não são a maioria.

Mesmo em uma cidade meio "fria" como Toronto, onde as pessoas não são exatamente gentis o tempo todo, nos momentos de emergência, todo mundo obedece a regra para atravessar as ruas com semáforo desligado.

Além disso, sirene de ambulância, polícia ou carro de bombeiro é sinal para encostar à direita e parar o carro! Todo mundo obedece e dá um jeito de ajudar o carro ao lado a se encaixar na faixa da direita.

Chega a ser emocionante, nos momentos de caos, todas as luzes apagadas, os semáforos desligados e as pessoas respeitando a passagem do outro e se encaixando entre os carros para que as ambulâncias e caminhões de bombeiros passem mais rápido.

É claro que com toda esta organização, todo mundo acaba chegando em casa muito mais rápido e o caos fica bem menor!!! Mas tem lugares em que as pessoas não conseguem desenvolver este raciocínio logico.